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Aprofundamento Estratégico em Lanes 2×1
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Aprofundamento Estratégico em Lanes 2×1
PARTE 1
Catando umas coisas na net eu achei isso aki e resolvi postar, foda eh q veio sem as imagens ):
Olá pessoal! Aqui é o Necro, coach da paiN Gaming. Começo por aqui a minha coluna semanal, onde eu buscarei trazer um insight competitivo para o cenário brasileiro, explicando estratégias, analisando jogos e colocando minha opinião pessoal sobre o competitivo em geral.
Este é o meu primeiro artigo para a lolPROJECT e eu gostaria de começar por algo que eu percebo que poucos times no Brasil sabem fazer direito – e algo que muitas pessoas não entendem: Lanes 2×1.
Esta será uma série de três artigos, onde eu buscarei aprofundar ao máximo o conhecimento sobre inversão de lanes top-bot (no mid é um tópico separado). O assunto de hoje é explicar os objetivos por trás da ideia, os prós e contras e os paradigmas de lane 2×1: zoning e stacking.
Vamos começar?
O básico que muitos de vocês já devem saber é que um dos objetivos por trás da inversão de lanes é evitar um confronto ruim para seus laners, seja top ou bot. O exemplo clássico é Vayne contra Caitlyn, onde a Vayne não consegue farmar bem, devido a grande diferença de alcance entre os dois campeões.
Range
Caitlyn tem range 650, enquanto Vayne tem 550
Inverter as lanes podem vir a garantir o farm para seu AD Carry onde ele não teria facilidade, como é o caso de Vayne vs Caitlyn. Ao mesmo tempo, você também está retirando farm e experiência do top laner inimigo – que poderia ser um problema caso ele tivesse um começo de jogo tranquilo.
Não se esqueça também que ao inverter a lane, você precisa considerar como é a dinâmica de 2×1 do seu top. Poucos champions conseguem atuar confortavelmente nesse tipo de situação.
Ok, muitos de vocês sabem disso até esse ponto, mas aqui se encontra o limite da informação do pessoal. O simples fato de você ter invertido a lane significa que você tem que se portar de uma maneira diferente que normalmente se comporta na lane 2×2. Muitas pessoas acham que é simplesmente pushar a lane e levar a torre cedo – e elas estão erradas. Vou mostrar para vocês que existem duas formas de encarar a situação: fazendo zoning ou stackando minions.
Vou começar explicando sobre o Zoning.
Geralmente você utiliza o paradigma de Zoning quando quer assegurar farm para o seu AD Carry. É o caso que nós vinhamos anteriormente discutindo de Vayne contra Caitlyn – como a Vayne tem um late game melhor que o da Cait, assegurar um ambiente onde ela possa tranquilamente farmar é vantajoso para o time. Juntamente com a segurança do farm para seu AD, você está também impedindo que o laner inimigo receba farm e experiência. Neste estilo de jogo, o AD Carry e o Support se posicionam de modo a punir o posicionamento próximo do Toplaner das tropas, apresentando um perigo de morte caso ele queira farmar. Eu vou me aprofundar em como garantir o sucesso do zoning em um artigo futuro.
Impact, mesmo sendo um solo laner está atrás em XP e farm da dupla San e Bigpomelo. Um caso comum quando ocorre zoning no 2×1
Agora vamos falar sobre Stacking. O Stacking acontece quando seu time pretende levar rapidamente uma torre e adquirir controle de mapa rápido – essa estratégia foi nerfada recentemente com o buff early das torres, mas continua sendo viável com algumas modificações. Hoje em dia vemos a predominância de zoning, mas vou explicar como é realizado o stacking.
O seu objetivo com o stacking é reunir o maior número de tropas na frente da torre inimiga, permitindo que você ataque-a constantemente até possivelmente derrubá-la cedo – essa estratégia foi a precursora do 2×1, que os coreanos levavam muito rápido objetivos e obtinham um controle de mapa devastador desde o começo do jogo.
Para reunir um grande número de minions, a primeira leva de tropas você precisa atacá-la e zonear normalmente. Não utilize suas habilidades AoE ainda – leva-a mais rápido que o normal com alguns ataques de “incentivo” para que ela comece a pushar. A segunda onda de tropas vai se juntar, levemente à frente da primeira e se encontrará com a inimiga. Nesta, você utiliza suas habilidades para levar apenas as tropas de longo alcance. Dessa forma, suas tropas corpo-a-corpo ficarão vivas e se encontrarão com a próxima leva de tropas. Essa tropa você leva o mais rápido possível e se encontrará na torre inimiga. Geralmente, quando a torre terminar de limpar as suas tropas, chegará mais uma leva de tropas – dessa vez com a tropa canhão. Este método te dará tempo o suficiente para causar grande dano à torre inimiga – podendo até mesmo destruí-la, mais rápido do que simplesmente pushar todas as waves e bater na torre.
Este método também diminui as janelas de tempo em que o jungler inimigo pode te gankar e estragar o seu plano de levar rapidamente o objetivo. Ela também abre uma janela de tempo em que seu jungler pode dar um dive no Toplaner inimigo – coisa que vimos muito vindas dos times chineses no campeonato mundial.
Com os minions stackados, a paiN Gaming consegue rapidamente levar a primeira torre da Gambit
E aqui terminamos nosso primeiro artigo sobre lanes 2×1! Na semana que vem, eu irei abordar a presença do jungler nas lanes 2×1 e as diferentes movimentações que ele pode vir a fazer.
FONTE: http://www.lolproject.com.br/2013/10/aprofundamento-estrategico-em-lanes-2x1-parte-1/
PARTE 2
Oi pessoal! Aqui é o Necro. No artigo anterior nós introduzimos a estratégia de inversão de lanes e explicamos um pouco sobre suas vantagens, desvantagens e execução. Também falamos dos paradigmas de zoning e stacking. No artigo de hoje nós vamos abordar a presença do jungler num jogo onde há lanes 2×1.
Primeiro vamos discutir o que acontece se o jungler não fizer nada. Se vocês se lembrarem do artigo anterior, dependendo de como a duolane se comportar, uma de duas coisas podem acontecer:
Você perder uma torre rapidamente. Perdendo a torre, você está perdendo controle de mapa e seu inimigo está adquirindo gold global. Se a inversão ocorreu na toplane, o time que levou a torre do top pode se movimentar numa posição onde é mais fácil ter um dragon. Como eles terão vantagem de gold, é mais fácil para o suporte dominar a visão de mapa, além do time estar mais forte.
Se não perderem a torre e o outro time estiver apenas farmando/usando zoning, o seu laner que sofreu a inversão estará muito fraco e poderá acabar levando um snowball forte quando a lane deixar de estar invertida. Ultimamente, o time que quiser inverter e conseguir vai tentar atingir um desses dois objetivos. O quê, então, o jungler pode fazer? Veremos que ele tem quatro opções.
A primeira das opções é, como as lanes estão invertidas, defender o 2×1 e tornar momentaneamente o jogo em duas duolanes. Dessa maneira o toplaner tem mais liberdade para se movimentar na lane, deixando de ser zoneado ou pegando xp e gold debaixo da torre rapidamente com habilidades em área, tornando o stacking inefetivo.
A primeira desvantagem deste método é que você está perdendo controle de mapa ao deslocar seu jungler para diminuir a pressão de mapa do time inimigo. Ao mesmo tempo, você está evitando perder mais controle de mapa no futuro caso a torre caia. Lembre-se no entanto, que o jungler e o solo laner não são uma lane no estilo AD/support e provavelmente ainda sofrerão contra a lane duo – porém, vocês podem ter habilidades que criam um grande perigo para a duolane inimiga morrer em uma situação de all-in cedo no jogo, como uma kill lane clássica no estilo da season 1.
Xin ajuda seu companheiro de equipe a defender o stacking, defendendo a torre e garantindo gold e XP para o time.
Xin ajuda seu companheiro de equipe a defender o stacking, defendendo a torre e garantindo gold e XP para o time.
A segunda opção para a movimentação do jungler é criar momentaneamente uma trilane. Desta forma, 3v1, você consegue pressionar ainda mais rápido uma lane e garantir a torre. Sacrificando o controle de mapa atual por mostrar onde seu jungler está mas garantindo um controle de mapa permanente na perda da torre, você adquire vantagens globais para seu time, como mencionado anteriormente.
Este método geralmente é utilizado quando há stacking.
velocity
Com uma trilane momentânea, o time da Velocity consegue forçar rapidamente a queda desta torre.
A terceira opção, muito presente no começo da season 3 e uma das movimentações favoritas dos times chineses é o dive 3×1. O objetivo é simples: garantir uma kill. Com a kill, você consegue snowbollar os objetivos de mapa, deixar o cara que morreu ainda mais atrás e deixar os duolaners do seu time mais fortes.
O dive 3×1 geralmente pode ocorrer em duas situações: quando você está fazendo stacking e os minions estão chegando na torre ou quando a wave em que você está fazendo o zoning já está também chegando na torre. Em qualquer uma das ocasiões, os minions tomam os primeiros golpes da torre.
OMG garante a kill com um dive 3x1 bem sucedido.
OMG garante a kill com um dive 3×1 bem sucedido.
A última opção é o simples counterjungle. Assumindo que o jungler inimigo vá aparecer no mapa de alguma forma tomando uma das três decisões anteriores, você tem liberdade para entrar na jungle dele e tomar os campos que dão maior XP. Esta opção é válida em casos onde você tem um level 6 bem forte (como Nocturne e Vi) e quer vencer alguma batalha grande no dragon. Sacrificar objetivos pequenos por lutas maiores que darão objetivos melhores pode vir a ser uma boa opção.
Agora você entendeu que o jungler pode assumir duas posturas quando há inversão de lanes. Mas e agora, se jungler resolver defender a solo lane e o outro resolver fazer a trilane? Vamos tentar entender o que acontece nesse tipo de situação no próximo artigo da série, onde eu passarei quais são bons picks para cada paradigma de inversão!
PARTE 3
e por fim a ultima parte...
Nos artigos anteriores aprendemos sobre os paradigmas de lanes 2×1 e depois aprendemos como o jungler pode atuar perante essas situações. Hoje nós vamos descobrir o que acontece quando um jungler resolve fazer 3×1 e o outro defender, essencialmente o 3×2. Depois dessa breve discussão, irei apresentar para vocês picks e matchups de inversões de lane.
Pois bem, o que acontece no 3v2 é altamente dependente de como o jungler atacante se portar e das habilidades do jungler defensor.
Aprendemos no artigo anterior que o jungler atacante tem duas posturas que pode tomar: trilane e dive.
No caso do dive, ele estará mergulhando a torre contra dois inimigos, sendo que um deles (provavelmente) tem double buffs. É bem possível que ele acabe morrendo e não conseguindo a kill que queria – catástrofe.
No caso da trilane, tudo dependerá de quem é o jungler inimigo. Lembrando que ao fazer a trilane a sua botlane fez um trabalho de stacking, haverá uma wave bem grande de minions e o toplaner estará nível 1 ou 2. O objetivo da trilane é levar a torre, então se o jungler defensor + toplaner defensor tiverem uma boa habilidade para limpar tropas em área, eles conseguiram facilmente defender a trilane e a inversão acabará não sendo tão efetiva.
Espero que ajude vcs \o Andrey/Mosufe
Catando umas coisas na net eu achei isso aki e resolvi postar, foda eh q veio sem as imagens ):
Olá pessoal! Aqui é o Necro, coach da paiN Gaming. Começo por aqui a minha coluna semanal, onde eu buscarei trazer um insight competitivo para o cenário brasileiro, explicando estratégias, analisando jogos e colocando minha opinião pessoal sobre o competitivo em geral.
Este é o meu primeiro artigo para a lolPROJECT e eu gostaria de começar por algo que eu percebo que poucos times no Brasil sabem fazer direito – e algo que muitas pessoas não entendem: Lanes 2×1.
Esta será uma série de três artigos, onde eu buscarei aprofundar ao máximo o conhecimento sobre inversão de lanes top-bot (no mid é um tópico separado). O assunto de hoje é explicar os objetivos por trás da ideia, os prós e contras e os paradigmas de lane 2×1: zoning e stacking.
Vamos começar?
O básico que muitos de vocês já devem saber é que um dos objetivos por trás da inversão de lanes é evitar um confronto ruim para seus laners, seja top ou bot. O exemplo clássico é Vayne contra Caitlyn, onde a Vayne não consegue farmar bem, devido a grande diferença de alcance entre os dois campeões.
Range
Caitlyn tem range 650, enquanto Vayne tem 550
Inverter as lanes podem vir a garantir o farm para seu AD Carry onde ele não teria facilidade, como é o caso de Vayne vs Caitlyn. Ao mesmo tempo, você também está retirando farm e experiência do top laner inimigo – que poderia ser um problema caso ele tivesse um começo de jogo tranquilo.
Não se esqueça também que ao inverter a lane, você precisa considerar como é a dinâmica de 2×1 do seu top. Poucos champions conseguem atuar confortavelmente nesse tipo de situação.
Ok, muitos de vocês sabem disso até esse ponto, mas aqui se encontra o limite da informação do pessoal. O simples fato de você ter invertido a lane significa que você tem que se portar de uma maneira diferente que normalmente se comporta na lane 2×2. Muitas pessoas acham que é simplesmente pushar a lane e levar a torre cedo – e elas estão erradas. Vou mostrar para vocês que existem duas formas de encarar a situação: fazendo zoning ou stackando minions.
Vou começar explicando sobre o Zoning.
Geralmente você utiliza o paradigma de Zoning quando quer assegurar farm para o seu AD Carry. É o caso que nós vinhamos anteriormente discutindo de Vayne contra Caitlyn – como a Vayne tem um late game melhor que o da Cait, assegurar um ambiente onde ela possa tranquilamente farmar é vantajoso para o time. Juntamente com a segurança do farm para seu AD, você está também impedindo que o laner inimigo receba farm e experiência. Neste estilo de jogo, o AD Carry e o Support se posicionam de modo a punir o posicionamento próximo do Toplaner das tropas, apresentando um perigo de morte caso ele queira farmar. Eu vou me aprofundar em como garantir o sucesso do zoning em um artigo futuro.
Impact, mesmo sendo um solo laner está atrás em XP e farm da dupla San e Bigpomelo. Um caso comum quando ocorre zoning no 2×1
Agora vamos falar sobre Stacking. O Stacking acontece quando seu time pretende levar rapidamente uma torre e adquirir controle de mapa rápido – essa estratégia foi nerfada recentemente com o buff early das torres, mas continua sendo viável com algumas modificações. Hoje em dia vemos a predominância de zoning, mas vou explicar como é realizado o stacking.
O seu objetivo com o stacking é reunir o maior número de tropas na frente da torre inimiga, permitindo que você ataque-a constantemente até possivelmente derrubá-la cedo – essa estratégia foi a precursora do 2×1, que os coreanos levavam muito rápido objetivos e obtinham um controle de mapa devastador desde o começo do jogo.
Para reunir um grande número de minions, a primeira leva de tropas você precisa atacá-la e zonear normalmente. Não utilize suas habilidades AoE ainda – leva-a mais rápido que o normal com alguns ataques de “incentivo” para que ela comece a pushar. A segunda onda de tropas vai se juntar, levemente à frente da primeira e se encontrará com a inimiga. Nesta, você utiliza suas habilidades para levar apenas as tropas de longo alcance. Dessa forma, suas tropas corpo-a-corpo ficarão vivas e se encontrarão com a próxima leva de tropas. Essa tropa você leva o mais rápido possível e se encontrará na torre inimiga. Geralmente, quando a torre terminar de limpar as suas tropas, chegará mais uma leva de tropas – dessa vez com a tropa canhão. Este método te dará tempo o suficiente para causar grande dano à torre inimiga – podendo até mesmo destruí-la, mais rápido do que simplesmente pushar todas as waves e bater na torre.
Este método também diminui as janelas de tempo em que o jungler inimigo pode te gankar e estragar o seu plano de levar rapidamente o objetivo. Ela também abre uma janela de tempo em que seu jungler pode dar um dive no Toplaner inimigo – coisa que vimos muito vindas dos times chineses no campeonato mundial.
Com os minions stackados, a paiN Gaming consegue rapidamente levar a primeira torre da Gambit
E aqui terminamos nosso primeiro artigo sobre lanes 2×1! Na semana que vem, eu irei abordar a presença do jungler nas lanes 2×1 e as diferentes movimentações que ele pode vir a fazer.
FONTE: http://www.lolproject.com.br/2013/10/aprofundamento-estrategico-em-lanes-2x1-parte-1/
PARTE 2
Oi pessoal! Aqui é o Necro. No artigo anterior nós introduzimos a estratégia de inversão de lanes e explicamos um pouco sobre suas vantagens, desvantagens e execução. Também falamos dos paradigmas de zoning e stacking. No artigo de hoje nós vamos abordar a presença do jungler num jogo onde há lanes 2×1.
Primeiro vamos discutir o que acontece se o jungler não fizer nada. Se vocês se lembrarem do artigo anterior, dependendo de como a duolane se comportar, uma de duas coisas podem acontecer:
Você perder uma torre rapidamente. Perdendo a torre, você está perdendo controle de mapa e seu inimigo está adquirindo gold global. Se a inversão ocorreu na toplane, o time que levou a torre do top pode se movimentar numa posição onde é mais fácil ter um dragon. Como eles terão vantagem de gold, é mais fácil para o suporte dominar a visão de mapa, além do time estar mais forte.
Se não perderem a torre e o outro time estiver apenas farmando/usando zoning, o seu laner que sofreu a inversão estará muito fraco e poderá acabar levando um snowball forte quando a lane deixar de estar invertida. Ultimamente, o time que quiser inverter e conseguir vai tentar atingir um desses dois objetivos. O quê, então, o jungler pode fazer? Veremos que ele tem quatro opções.
A primeira das opções é, como as lanes estão invertidas, defender o 2×1 e tornar momentaneamente o jogo em duas duolanes. Dessa maneira o toplaner tem mais liberdade para se movimentar na lane, deixando de ser zoneado ou pegando xp e gold debaixo da torre rapidamente com habilidades em área, tornando o stacking inefetivo.
A primeira desvantagem deste método é que você está perdendo controle de mapa ao deslocar seu jungler para diminuir a pressão de mapa do time inimigo. Ao mesmo tempo, você está evitando perder mais controle de mapa no futuro caso a torre caia. Lembre-se no entanto, que o jungler e o solo laner não são uma lane no estilo AD/support e provavelmente ainda sofrerão contra a lane duo – porém, vocês podem ter habilidades que criam um grande perigo para a duolane inimiga morrer em uma situação de all-in cedo no jogo, como uma kill lane clássica no estilo da season 1.
Xin ajuda seu companheiro de equipe a defender o stacking, defendendo a torre e garantindo gold e XP para o time.
Xin ajuda seu companheiro de equipe a defender o stacking, defendendo a torre e garantindo gold e XP para o time.
A segunda opção para a movimentação do jungler é criar momentaneamente uma trilane. Desta forma, 3v1, você consegue pressionar ainda mais rápido uma lane e garantir a torre. Sacrificando o controle de mapa atual por mostrar onde seu jungler está mas garantindo um controle de mapa permanente na perda da torre, você adquire vantagens globais para seu time, como mencionado anteriormente.
Este método geralmente é utilizado quando há stacking.
velocity
Com uma trilane momentânea, o time da Velocity consegue forçar rapidamente a queda desta torre.
A terceira opção, muito presente no começo da season 3 e uma das movimentações favoritas dos times chineses é o dive 3×1. O objetivo é simples: garantir uma kill. Com a kill, você consegue snowbollar os objetivos de mapa, deixar o cara que morreu ainda mais atrás e deixar os duolaners do seu time mais fortes.
O dive 3×1 geralmente pode ocorrer em duas situações: quando você está fazendo stacking e os minions estão chegando na torre ou quando a wave em que você está fazendo o zoning já está também chegando na torre. Em qualquer uma das ocasiões, os minions tomam os primeiros golpes da torre.
OMG garante a kill com um dive 3x1 bem sucedido.
OMG garante a kill com um dive 3×1 bem sucedido.
A última opção é o simples counterjungle. Assumindo que o jungler inimigo vá aparecer no mapa de alguma forma tomando uma das três decisões anteriores, você tem liberdade para entrar na jungle dele e tomar os campos que dão maior XP. Esta opção é válida em casos onde você tem um level 6 bem forte (como Nocturne e Vi) e quer vencer alguma batalha grande no dragon. Sacrificar objetivos pequenos por lutas maiores que darão objetivos melhores pode vir a ser uma boa opção.
Agora você entendeu que o jungler pode assumir duas posturas quando há inversão de lanes. Mas e agora, se jungler resolver defender a solo lane e o outro resolver fazer a trilane? Vamos tentar entender o que acontece nesse tipo de situação no próximo artigo da série, onde eu passarei quais são bons picks para cada paradigma de inversão!
PARTE 3
e por fim a ultima parte...
Nos artigos anteriores aprendemos sobre os paradigmas de lanes 2×1 e depois aprendemos como o jungler pode atuar perante essas situações. Hoje nós vamos descobrir o que acontece quando um jungler resolve fazer 3×1 e o outro defender, essencialmente o 3×2. Depois dessa breve discussão, irei apresentar para vocês picks e matchups de inversões de lane.
Pois bem, o que acontece no 3v2 é altamente dependente de como o jungler atacante se portar e das habilidades do jungler defensor.
Aprendemos no artigo anterior que o jungler atacante tem duas posturas que pode tomar: trilane e dive.
No caso do dive, ele estará mergulhando a torre contra dois inimigos, sendo que um deles (provavelmente) tem double buffs. É bem possível que ele acabe morrendo e não conseguindo a kill que queria – catástrofe.
No caso da trilane, tudo dependerá de quem é o jungler inimigo. Lembrando que ao fazer a trilane a sua botlane fez um trabalho de stacking, haverá uma wave bem grande de minions e o toplaner estará nível 1 ou 2. O objetivo da trilane é levar a torre, então se o jungler defensor + toplaner defensor tiverem uma boa habilidade para limpar tropas em área, eles conseguiram facilmente defender a trilane e a inversão acabará não sendo tão efetiva.
Espero que ajude vcs \o Andrey/Mosufe
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